ImprimirReportar erroTags:linhares, necessário, regional, secretaria, fazenda, bressiani, dinheiro e impostos304 palavras4 min. para ler
Servidores municipais participam de Seminário de Educação Fiscal em Três PalmeirasVer imagem ampliada
O município de Três Palmeiras promoveu no dia 19 de junho, um dos maiores eventos ligados à Educação Fiscal do Estado: o I Seminário Intermunicipal de Educação Fiscal, que contou com a presença de representantes de 55 municípios, debatendo, durante todo o dia, sobre assuntos ligados ao programa de Educação Fiscal e ao programa Nota Fiscal Gaúcha. Servidores municipais de Nova Boa Vista estiveram participando deste importante encontro, com vistas a atualizar seus conhecimentos, compartilhar experiências e buscar ideias.
Em seu pronunciamento, o Prefeito de Três Palmeiras, Silvânio Antônio Dias, disse acreditar que a fiscalização deve partir da base, isto é, do cidadão. “Não adianta jogar a culpa nos outros enquanto não fizermos as nossas obrigações. Precisamos proteger o que é nosso, para que a arrecadação seja revertida em benefício de toda a população”, explicou. O Prefeito também ressaltou que a fiscalização deve ser um “ato responsável, aplicado a todos, e de forma explicativa, ao invés de, exclusivamente, punitiva”, concluiu.
A programação seguiu com apresentação dos alunos da Escola Municipal Alberto Pasqualini, e palestra com o Delegado Regional da Secretaria da Fazenda, Olivio Bressiani. De acordo com ele, o dinheiro dos impostos é necessário aos cofres públicos, pois é por meio desse recurso que as coisas acontecem no município. Olivio destacou a importância e a finalidade de cada tipo de imposto, além de comparar dados de municípios distintos, a fim de exemplificar em quais aspectos existe a possibilidade de crescimento da arrecadação.
Ainda pela parte da manhã, houve palestra com o Auditor Fiscal Rogério Biondo, a respeito do programa Nota Fiscal Gaúcha. Por ocasião do Seminário, também foi realizada a escolha do mascote do programa de Educação Fiscal de Três Palmeiras. À tarde, demais escolas da região apresentaram suas práticas de Educação Fiscal. O momento foi encerrado com um diálogo motivacional, conduzido pelo Dr. Claudio Linhares.