ImprimirReportar erroTags:relacionadas, centro, debate, central, acidentes, conscientização, intuito e esclarecer473 palavras7 min. para ler
Secretaria de Saúde realizou 6ª Conferência Municipal de Saúde e 1ª Conferência de Vigilância em SaúdeVer imagem ampliada
No dia 02 de agosto, pela manhã, a equipe da Secretaria de Saúde promoveu, nas dependências da Câmara de Vereadores, a 6ª edição da Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Conversando sobre saúde, financiamento, recursos, acesso e qualidade no SUS”.
O evento contou com a participação dos gestores municipais, profissionais de saúde que atuam no município, autoridades e público em geral. Esteve presente a Assessora Jurídica da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde de Palmeira das Missões, a Advogada Patrícia De Carli, trazendo importantes esclarecimentos sobre o financiamento de ações, os recursos, o acesso e a qualidade dos serviços de saúde prestados pelo SUS.
Também esteve presente o Professor da UFSM – economista Thales Oliveira Viegas, o qual abordou o tema: “Financiamento do SUS – Acesso à Saúde do Ponto de Vista Econômico”. Na oportunidade, o Secretário de Saúde Jackson e os palestrantes explicaram aos presentes como ocorre o repasse de recursos públicos para o desenvolvimento de ações em saúde e como os mesmos podem ou não serem aplicados em cada setor.
Esclareceram dúvidas sobre a forma de atendimento realizada atualmente na Unidade Básica de Saúde, as conquistas obtidas recentemente, como a ampliação de consultas e exames especializados.  Incentivaram o público a participar ativamente de eventos como este, pois neles o cidadão pode se manifestar e exigir seus direitos, bem como identificar suas obrigações para garantir de um atendimento público de qualidade.
Na mesma tarde, também foi realizada a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde, na qual foram abordados temas relacionados à Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador. O foco principal desta Conferência foi Vigilância em Saúde do Trabalhador, apresentando como debate central: “Prevenção de acidentes no trabalho e conscientização no uso de agrotóxicos”.
No intuito de esclarecer as mais diversas dúvidas, estiveram presentes uma equipe multiprofissional do CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Palmeira das Missões – onde uma Médica do Trabalho, Assistente Social, Enfermeiro e Fisioterapeuta exemplificaram os principais problemas de saúde que acometem o trabalhador, em todas as áreas de atuação, a prevenção dos agravos e a reabilitação/tratamento  que estes profissionais podem receber gratuitamente pelo SUS. Ainda foi tema de discussão o uso abusivo de agrotóxicos e os riscos que causam a saúde da população, bem como a necessidade de ampliar ações fiscalizatórias contra produtos clandestinos.
Durante as Conferências, foram formuladas propostas de ações/atividades possíveis economicamente, que visam qualificar o atendimento em saúde, e, especialmente, aprimorar o serviço de saúde pública a ser desenvolvido nos próximos anos em nosso município, através da elaboração, monitoramento e execução do Plano Municipal de Saúde.
A Secretaria de Saúde, através de seu gestor e servidores, agradece a todos as pessoas que participaram deste evento e reforça o convite para que a população integre as demais atividades promovidas, como a realização de grupos, feiras, eventos e palestras relacionadas com a Saúde.

Ver imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliada