Voltar ao topo.
Prefeitura Municipal de Nova Boa Vista

Proteção, Preservação e Recuperação de Nascentes e Olhos D´água

« Anterior« Última» Próxima» Primeira
ImprimirReportar erroTags:ocorreu, edson, jr, agente, empresa, ricardo, borges e meira370 palavras6 min. para ler
Proteção, Preservação e Recuperação de Nascentes e Olhos D´águaVer imagem ampliada
Ocorreu no último dia 18 de Abril no município de Nova Boa Vista, uma capacitação de Extensionistas da Emater Regional Frederico Westphalen, microrregional Sarandi, abrangendo 13 municípios.  A atividade realizou-se em duas etapas, na parte da manhã os aspectos teóricos envolvendo toda a legislação que permite a intervenção de melhorias nas fontes superficiais, mediante prévio licenciamento ambiental e seguimento de regras do boletim técnico da Emater.  Na parte da tarde a prática foi realizada na propriedade de Alcides e Marlene Koch, da Linha Maneador Baixo.

Também estiveram presentes durante as atividades o Prefeito Municipal, Daniel Talheimer e a Vice- prefeita, Vanilde Dalcin, os quais deram as boas-vindas. O prefeito comentou sobre as políticas públicas de incentivo ao meio rural, dentre as quais a legislação local, lei 1872/2017 aprovada em 2017 pela Câmara de Vereadores, que prevê incentivos municipais para saneamento básico e preservação de nascentes.

Este projeto com legislação local é pioneiro nos municípios da região, e por este motivo a capacitação da Emater foi feita em Nova Boa Vista e servirá de exemplo para os demais municípios.

Outro destaque do projeto é o envolvimento entre as parcerias locais. Para a implementação, o licenciamento ambiental com isenção de taxa foi realizado pelo município, que tem assessoria da JR Ambiental.  

O biólogo e agente da Empresa, Ricardo Borges Meira Lacorte Silveira, esteve acompanhando a atividade prática, também o Secretário da Agricultura, Edson Mossmann,  e o técnico Ederson Simon da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente tiveram participação efetiva.  O Vereador Cleber Badin prestou auxilio na construção da obra de Proteção da fonte e a Secretaria da Saúde, através da Vigilante Sanitária Flávia Locatelli esteve acompanhando a execução e fazendo os testes com a água. Participou também da atividade o biólogo a agricultor Douglas Milani.

Outro fator importantíssimo foi a plena participação e apoio da Secretaria Municipal de Obras, que viabilizou o preparo do local, com mini escavação prévia, prevista no projeto técnico e licenciamento ambiental, e disponibilizou parte dos materiais previstos no projeto, conforme previsto na lei.

A continuidade do projeto de Proteção de fontes será realizada pela Emater local e apoio das Secretarias Municipais. As inscrições para novos projetos podem ser feitos com os Extensionistas Erivelton Gian Kreisig e Lisiane Staggemeier Mattje.


Ver imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliada
Compartilhar página nas rede sociais:
CompartilharCompartilharTweetarCompartilharPin it
Portal da transparência
Cadastre-se e receba novidades
78
128--