Liga Feminina de Combate ao Câncer realizou Chá Beneficente

ImprimirReportar erroTags:dinheiro, programação, primeira, protocolo, leitura, iniciou, presença e contou595 palavras9 min. para ler
Liga Feminina de Combate ao Câncer realizou Chá BeneficenteVer imagem ampliada
Ano após ano, o Instituo Nacional do Câncer (INCA), dentre outros pesquisadores, estuda e disponibiliza à comunidade a previsão do aumento dos casos dos mais variados tipos de câncer, com notícias e números, infelizmente, cada vez maiores. Longos anos de pesquisa também constaram que as causas da doença podem ser tanto externas quanto internas ao organismo, estando inter-relacionadas. Isto é: as causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, e estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas; as causas externas, por sua vez, referem-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes adotados em relação ao trabalho, nutrição e consumo, em geral.
Em decorrência disso, pelo menos 1/3 (um terço) desses novos casos de câncer que ocorrem anualmente no mundo poderiam ser prevenidos, levando-se em conta os fatores de risco que estão na origem dos diferentes tipos de tumor. Entre eles, o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas e de gorduras de origem animal, dieta pobre em fibras, vida sedentária e obesidade.
Por esse motivo, nas últimas décadas, inúmeras instituições têm trabalhado arduamente no sentido de mostrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer. Entre estas campanhas está o movimento hoje conhecido mundialmente como Outubro Rosa, que amplia, especialmente, informações acerca do câncer de mama e de colo do útero.
Todos os anos, o município de Nova Boa Vista engaja-se na campanha, através de ações promovidas pelas Secretarias Municipais da Saúde e da Assistência Social, bem como pela Liga Feminina de Combate ao Câncer que, na tarde do último sábado, 24 de outubro, realizou mais uma edição do seu Chá Beneficente.
Assim como as demais ações da Liga, o Chá tem uma importância e uma finalidade muito especial: além de reunir a comunidade e divulgar informações pertinentes à prevenção do câncer, também visa arrecadar recursos, com os quais a Liga ajuda a muitas pessoas em tratamento contra a doença. Atualmente, a ONG acompanha e auxilia 07 pacientes nessa difícil luta.
A programação, que contou com a presença de mais de 300 pessoas, iniciou com a leitura do protocolo, pela Primeira-Dama e Conselheira da Liga, Marta Thums, e seguiu com o pronunciamento do Prefeito Municipal, Marcio Thums.
Logo após, deu-se início à palestra, que, neste ano, teve como assunto principal o diagnóstico, a prevenção e o tratamento do câncer de intestino. Para explanar sobre o tema, esteve presente o Dr. Milton Bergamo, coloproctologista da cidade de Passo Fundo, graduado em Medicina pela Universidade de Passo Fundo, pós-graduado em Cirurgia-Geral pelo Grupo Hospitalar Conceição, de Porto Alegre, pós-graduado em Coloproctologia pelo Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, e pós-graduado em Cirurgia Videolaparoscópica pelo Instituto de Estudo e Pesquisa Sírio Libanês, de São Paulo.
Em sua fala, Milton destacou, sobretudo, a importância de uma dieta rica em fibras, bem como dos exames de rastreamento, que podem detectar o câncer colorretal precocemente, quando a possibilidade de cura ainda é grande. Isso ocorre porque alguns pólipos ou tumores podem ser encontrados e removidos antes de se transformarem em câncer. Na ocasião, o médico também esclareceu diversas dúvidas acerca de outras doenças que podem atingir o intestino grosso e o reto. Logo após, houve o sorteio de brindes e, em seguida, foi servido um delicioso lanche, momento no qual os presentes puderam interagir entre si.
A Liga agradece carinhosamente a todos que se fizeram presentes no evento, bem como a todas as pessoas que se envolveram para que o evento pudesse ser realizado com êxito, seja na forma de doação de alimentos, dinheiro, ou trabalho.

Ver imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliada