ImprimirReportar erroTags:região, proporciona, estar, reconhecimento, disponibilidade, iniciativa, parabenizou e final290 palavras5 min. para ler
Farmacêutica do município apresenta reestruturação da farmácia básica para profissionais da 15ª Coordenadoria Regional de SaúdeVer imagem ampliada
Na última terça-feira, dia 21, o secretário de saúde, Jackson Laerte Zwirtes, e a farmacêutica da UBS, Letícia Selbach de Oliveira, estiveram reunidos com o Setor de Assistência Farmacêutica da 15º Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e com o Conselho Regional de Farmácia para apresentar a reestruturação da farmácia básica do município de Nova Boa Vista.
A farmacêutica Letícia recebeu o convite da farmacêutica da 15ª CRS, Amanda L. F. Froeder, para apresentar o projeto a todos os farmacêuticos que fazem parte da mesma. Nesta oportunidade, ela apresentou a antiga estrutura da farmácia – antes de contar com o profissional farmacêutico em tempo integral –, a mudança ocorrida após a presença de farmacêutico durante todo o horário de funcionamento, e como poderá ficar com algumas mudanças que foram propostas no projeto.
Ao final, Amanda parabenizou a farmacêutica Letícia pela iniciativa, bem como, ao secretário Jackson pela disponibilidade e por estar sempre empenhado em garantir uma saúde pública de qualidade.
Na reunião, também foram discutidas as ações do Conselho Regional de Farmácia (CRF) – órgão responsável por fazer a fiscalização do exercício profissional e desenvolver ações para que apenas profissionais habilitados e empresas registradas realizem atividades farmacêuticas. Desta forma, protege a população, garantindo uma plena assistência farmacêutica, promovendo benefícios à saúde da população e, consequentemente, contribuindo para a valorização e o reconhecimento do profissional farmacêutico.
Conforme Letícia, a assistência farmacêutica em tempo integral proporciona aos usuários de medicamentos uma correta orientação sobre o uso, interações e contraindicações de fármacos, além de manter o estabelecimento dentro da legislação vigente.
Além disso, foi feita uma capacitação sobre licitações com a assessora jurídica do CRF, onde foram esclarecidas dúvidas sobre os processos e sobre a judicialização de medicamentos. O encontro teve a presença de 11 municípios da região.