ImprimirReportar erroTags:integrantes, teve, contraprova, isolado, animal, caso, negativo e exame213 palavras3 min. para ler
CTG Porteira Aberta realiza exames de mormo em animais de integrantes da entidadeVer imagem ampliada
No último sábado, dia 02 de abril, o médico veterinário Telmo Mendes Filho e a Invernada Campeira do CTG Porteira Aberta reuniram, na propriedade do Sr. Lari Francisco Dalcin, os cavalos que irão participar da 15ª Cavalgada de Independência ao Capão da Mortandade. A ação deu-se para coletar sangue dos animais, com o propósito de realizar exames de mormo e anemia infecciosa equina, uma vez que, para poderem participar de qualquer evento onde haja aglomeração de equinos, como na cavalgada, fazem-se obrigatórios os exames negativos para estas duas doenças.
O mormo é uma doença que foi diagnosticada no estado do Rio Grande do Sul no ano de 2015 e, como pode ser transmitida para o ser humano, teve atenção especial do Ministério da Agricultura, que começou a exigir o exame negativo da doença. No caso de resultado positivo, o animal deve ser isolado e uma contraprova realizada. Apresentando resultado novamente positivo, deve ser sacrificado.
Na região, dois animais já foram sacrificados após a comprovação da doença, na cidade de Palmeira das Missões, no final do mês de março deste ano.
Preocupado com a doença que tem ocorrido na região e, também, em decorrência da aproximação da cavalgada, o CTG Porteira Aberta, de Nova Boa Vista, realizou os exames nos animais dos seus integrantes.