Voltar ao topo.
Prefeitura Municipal de Nova Boa Vista

Administração avalia situação dos poços artesianos do município

« Anterior« Última» Próxima» Primeira
ImprimirReportar erroTags:fiscalizatórios, realização, oportunidade, assunto, abordado, gestão, municipal e assessoria368 palavras6 min. para ler
Administração avalia situação dos poços artesianos do municípioVer imagem ampliada
Na manhã do último dia 08 de maio, esteve prestando uma visita técnica o profissional Geólogo Airton Fritsch, de Ibirubá, afim de fornecer esclarecimentos à Administração Pública e Setor de Vigilância Sanitária quanto à regularização dos Poços Artesianos existentes em Nova Boa Vista. Salienta-se que legalmente há necessidade de encaminhar AUTORGA dos mesmos (forma de licenciamento ambiental para uso de águas subterrâneas), além de planejar uma manutenção adequada dos antigos poços artesianos existentes que apresentam atualmente alguns problemas, como possíveis infiltrações, obstruções por minerais tanto na rede como na estrutura interna dos poços, frequentes rupturas de rede, necessidade de higienização na estrutura interna dos poços, entre outros contratempos que eventualmente ocasionam interrupção no fornecimento de água.

Também o especialista em geologia esclareceu quanto à importância de contínua manutenção preventiva de estruturas físicas e se necessário, perfuração de novos poços para suprir a demanda de consumo de água, especialmente no interior. Pelo fato de que alguns poços terem sido perfurados há muitos anos, em locais inadequados e próximos à fonte de contaminação natural (fossas sépticas, criação de animais, açudes, rochas com excesso de minerais, etc) estes sistemas de distribuição de água nos próximos anos precisam ser regularizados conforme a Legislação Sanitária exige. (Referência: Portaria MS 2.914/2011).

Na oportunidade, o assunto foi abordado com a Gestão Municipal, Assessoria Jurídica e Vigilância Sanitária, objetivando em breve a realização de um estudo detalhado e planejamento de ações a serem desenvolvidas a curto, médio e longo prazo, afim de readequar e qualificar o fornecimento de água potável, conforme necessidades emergenciais de cada localidade. Neste sentido, solicitamos às comunidades ou famílias que estão enfrentando problemas relacionados à falta d’água ou quanto à má qualidade da mesma, que busquem informações com a Administração ou na Vigilância Sanitária.

Informamos que medidas afim de amenizar os problemas serão tomadas na medida do possível, no entanto, antes disso, é necessário realizar um estudo e planejar ações que sejam viáveis economicamente, para que proporcionem resultados satisfatórios a longo prazo. Esclarecemos que a simples construção de novos poços artesianos ou ativação de alguns já perfurados não solucionam os diversos problemas relacionados à agua em Nova Boa Vista, é preciso cumprir normas técnicas, ambientais e sanitárias exigidas legalmente pelos órgãos fiscalizatórios.

Compartilhar página nas rede sociais:
CompartilharCompartilharTweetarCompartilharPin it
Portal da transparência
Cadastre-se e receba novidades
78
128--